sexta-feira, 19 de março de 2010

Paradigmas da Comunicação

O estudo da comunicação se originou com contribuições de diversas disciplinas. A partir daí, as práticas comunicativas passaram a ser objeto de estudo de várias ciências.
E qual é o objeto da comunicação? Em seu texto, a professora Vera França aponta como objeto os meios de comunicação de massa ou a mídia, referindo-se à comunicação realizada ou mediada pelas novas tecnologias. Portanto, um objeto empírico, a realidade.
A comunicação foi estudada por diversas correntes. A Escola de Frankfurt, por exemplo, analisa a comunicação de forma crítica, considerando o contexto político e social da época. Deixa claro que a comunicação é uma ferramenta de controle das massas através da mídia. Já a Escola de Chicago, com suas pesquisas sociais, tinha seu estudo voltado à investigação dos fenômenos sociais que ocorriam no meio urbano da grande metrópole norte-americana.
Dessa forma, o processo comunicativo trata-se não só de algo vivo, dinâmico e criador de sentidos e relações, mas também de um lugar onde os sujeitos assumem papéis e se constroem socialmente e de um espaço de realização e renovação da cultura.

Ana Luiza Francisco - Jornalismo manhã

Um comentário:

celina disse...

ok
só uma obs

1. ela aponta tb os processos, além dos meios.