sexta-feira, 19 de março de 2010

Paradigmas da Comunicação

Em seu texto, Vera Veiga França, apresenta dois objetos. Os meios de comunicação e o processo comunicativo, que se referem à comunicação realizada ou mediada pelas novas tecnologias e atingem a grande massa. Ela também aborda uma questão mais visível na sociedade, como o desenvolvimento das tecnologias de comunicação. É notável que desde o início do século XX, que foi o surgimento da imprensa de massa (também do rádio, da televisão e do cinema), ela só avançou, e cada vez mais, numa velocidade muito rápida. Hoje nós temos a internet, que é a mais sofisticada mídia desenvolvida até hoje. Também existem os meios digitais e as redes telemáticas, que têm papel fundamental nesse meio.

Segundo a autora, os meios de comunicação se dividem em técnica, política, economia, consumo, vida urbana, práticas culturais e sociabilidade, por exemplo. Isso nos mostra como a informação está presente em vários setores da sociedade hoje em dia, e esse fenômeno só tende a crescer.

“O meio é a mensagem”, disse McLuhan na década de 60. Isso volta a idéia de que tudo é informação. Qualquer fato que aconteça pode interessar alguém, de modo que pode ser considerado notícia. Por isso que hoje a ênfase principal é na globalização e no multiculturalismo.


Amanda Loiola Hecke - Jornalismo Manhã

Um comentário:

celina disse...

ok
com obs
1. comunicação mediada pelas tecnologias (não só as novas)
2. os meios se dividem ?
em técnica - formular melhor
3. a ênfase principal é na globalização? não entendi...