quarta-feira, 24 de março de 2010

Paradigmas da Comunicação

O estudo da comunicação é algo tão amplo, abrangente e que vem crescendo cada vez mais, que a autora Vera França identifica em seu texto dois objetos apontados: os meios de comunicação e o processo comunicativo - referentes a comunicação de massa - e/ou as novas mídias.

No decorrer das décadas com o surgimento da imprensa de massa (rádio,televisão) a comunicação só aumentou e vem aumentando cada vez mais com as novas mídias e diferentes tecnologias."Dificilmente, hoje, uma análise de qualquer dos aspectos da vida social vai prescindir da referência aos meios de comunicação e aos fluxos de informação", diz a professora Vera França em seu texto.

A comunicação pode ser entendida como uma troca de entendimento, não adianta alguém se comunicar com um grupo de pessoas, se tal grupo não entende os 'códigos' abordados pelo comunicador, a mensagem será transmitida mais o receptor não a entenderá. Comunicar bem não é só transmitir ou somente receber ,é ter um entendimento e um 'conhecimento de códigos' de ambas as partes (emissor - receptor).

Como podemos perceber a comunicação está em todos os meios, em Outdoores, panfletos em sinais de trânsito, e não necessariamente em palavras, mais sim em instruções, ideias, símbolos ou qualquer outra mensagem, seja ela escrita,corporal ou verbal.


Priscila Cancela - Jornalismo Manhã

Nenhum comentário: