sexta-feira, 26 de março de 2010

Paradigmas da comunicação

Os meios de comunicação e o processo comunicativo são dois objetos que a autora Vera França explica e que enaltece de forma que as novas mídias, a comunicação em massa e os vários estilos de comunicação fazem com que a autora apresente a necessidade de um "modo de ser" rígido e duradouro da comunicação. A autora diz que "trata-se de um objeto empírico de grande visiblidade e impacto, um aspecto tangível de nossa realidade, que é a presença da comunicação midiática, o desenvolvimento das tecnologias da comunicação". No começo pelo jornal, depois rádio e tv, e agora a pela internet a comunicação vem sendo "transmitida" de várias formas e códigos, a relação emissor e receptor está aumentando seja não sendo somente "falar e ouvir", mas sim ver, sentir, mostrar, fazer. Para isso é preciso um conhecimento de códigos, gírias, modos que ambos (emissor e receptor) irão fazer a mensagem ser entendida. A comunicação também permite um "olhar próprio", onde cada um tem o seu ponto de vista que pode ser debatido pelo receptor que é alguém sempre muito questionador. Isso é mais um fator de um excessivo aditivo de informação.

Thiago Rodrigo 3º Período de Jornalismo - Manhã

Um comentário:

Giancarlo Andreso- jornalismo diurno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.