sexta-feira, 26 de março de 2010

Paradigmas de Comunicação - Vera França


Um dos motivos que levou Vera a discutir sobre o assunto Comunicação foi a questão: O que hoje, podemos entender como Teoria da Comunicação? Afinal, são vários os conceitos e discussões que existem em torno dessa área. Cada professor trata de uma maneira, com diferentes formas e autores. Por isso, ainda não se chega a um conceito pronto e inacabável.

É incrível como a comunicação está presente em todas as áreas e disciplinas. Alias, em toda a nossa volta. Talvez seja por isso, que tenhamos dificuldade de definir um único objeto da comunicação. O que podemos afirmar, é que assim como os meios de comunicação(dando destaque principalmente para a televisão, um veiculo de comunicação de massa de grande impacto na vida moderna) e o processo comunicativo, os diálogos interdisciplinares (certos temas ou objetos da realidade tratados por diferentes áreas) e a construção do lugar próprio são complementares um do outro.

A comunicação, ou melhor, o especialista em comunicação estaria perdendo o seu espaço no mundo de hoje? Afinal, muitos dizem que “não precisam mais de nós”, já que o 'mecanismo' das mídias já faz todo o trabalho sozinho. Mas acho que a assim como a comunicação nunca irá deixar de existir, o especialista em comunicação também sempre terá sua importância e seu lugar no mundo. Vera França coloca diversas questões a respeito da comunicação e tudo o que a envolve. Cita diversos autores, opiniões e exemplos reais.

Giovanna Miqueletto Jornalismo, 3º periodo Manhã

Nenhum comentário: