domingo, 25 de abril de 2010

As três esferas da comunicação



De acordo com o texto de Ramonet sobre o poder midiático, a alguns anos atrás a comunicação em geral possuía três esferas distintas e independentes.
A primeira esfera era a da informação, constituída pelas notícias, pela imprensa e os noticiários.
A segunda, era a da comunicação institucional, ou seja, a publicidade e a propaganda.
E a última esfera era a chamada cultura de massa. Os programas que atingem grande parte de um determinado público com programações como telenovelas, cinema etc...
Contudo, após a revolução digital, essas três esferas se mesclaram unindo texto, som e imagem. Num mesmo veículo de comunicação é possível obter a informação que necessita, a propaganda que o atinge e a programação de massa.Como o próprio autor afirma:
"[...]o que temos diante de nós não é o mundo da informação apenas, mas um universo bem complexo, [...]"


O que é a informação hoje?

Ramonet caracteriza a informação de hoje sobre três aspectos. O primeiro é o de que a informação é considerada uma mercadoria. Ela não se move pela sua função, mas sim de acordo com as exigências do mercado.
A característica seguinte é a da superficialidade e do imediatismo. A informação está cada vez mais rápida e dada vez mais feita de impressões.
O terceiro e último aspecto é o de que a informação está cada vez mais gratuita, sendo paga pela publicidade e não pelos cidadãos em busca de conhecimento.

A crítica



Em conclusão ao texto, o autor faz críticas pontuais e pertinentes ao dizer que o nível dos meios está cada vez mais vulgar, medíocre e insatisfatório. Em contrapartida, há cada vez mais pessoas educadas, com maior nível de escolaridade.
O autor expõe o paradoxo:
"[...], enquanto o nível educacional sobe, o nível midiático desce."

Esses dois parâmetros quando cruzados, causam a insatisfação. O autor apela para que as mídias busquem divulgar a verdade e não um conto de fadas. Acredita que os veículos que fornecem informações sérias e concretas estão ganhando cada vez mais audiência e credibilidade.
" Queremos a verdade e em função da verdade poderemos decidir".


Alunos: Amanda Burda, Camila Olenik, Magda Diane, Rubens Neto e Talita Midori Inaba.
Jornalismo - 3° período - manhã

Um comentário:

celina disse...

ok,bem diretamente ligado ao original.

revisar texto (há...)