sexta-feira, 9 de abril de 2010

Modelos teóricos da comunicação de Lasswell




A criação dos modelos teóricos para análise da comunicação surgiu com os resultados da mass comunication, modelos esses que servem para analisar uma situação na comunicação. Porém, não são todas as pessoas que são adeptas a esses modelos, já que eles são bastante limitados, podendo não expressar exatamente o que ocorre no “mundo real”.

Harold D. Lasswell tinha grande interesse pelos potenciais e mudanças que a comunicação podia (e pode!) trazer, os benefícios que a existência dela traria para estudos posteriores e até mesmo para a relação das pessoas; e por isso foi um dos primeiros e mais importantes teóricos da comunicação, criando em 1948 um texto que é considerado um clássico da Comunicação. Utilizou como base o modelo de Aristóteles, que tem a ideia de EMISSOR – MENSAGEM – RECEPTOR, formulando assim a sua hipótese, que traz as perguntas “Quem, diz o quê, em que canal, para quem e com que efeito", chegando a conclusão de que a comunicação e seus meios fazem algo pelas pessoas e pela sociedade num geral.


Júlia Magalhães e Paola Possato - 3º período de Jornalismo - Matutino

Um comentário:

celina disse...

a formulação do texto pode ser mais fluente, pra evitar parecer um pouco truncado
obs
1 análise do processo comunicativo é melhor
2 adeptas aos modelos? explicar melhor