sábado, 24 de abril de 2010

Hipodérmicos x funcionalistas



Teorias da comunicação são estudos que pesquisam efeitos, origens e funcionamento do fenômeno de comunicação social em seus aspectos tecnológicos, sociais, políticos e cognitivos.
A Teoria-Hipodérmica e a Teoria-Funcionalista são dois princípios que envolvem as teorias de comunicação. Enquanto a primeira fala de manipulação, a segunda fala de funções.

Na hipodérmica a mensagem é lançada pela mídia e é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores. É conhecida como “teoria da bala mágica”, pois a mensagem da mídia consegue o mesmo efeito hipodérmico (que entra de baixo da pele) de uma bala disparada por uma arma. O modelo de Lasswell é baseado na teoria hipodérmica. Essa teoria analisa os efeitos e os conteúdos.

Na funcionalista ocorre o estudo das funções exercidas pela mídia na sociedade, e não seus efeitos. Essa teoria quer definir a problemática dos méis de comunicação de massa à partir do ponto de vista do funcionamento da sociedade.

Se falarmos a respeito de mídia, a influência hipodérmica aplica-se a classes mais desfavorecidas culturalmente e de baixo intelecto; A influência funcionalista aplica-se em indivíduos mais instruídos e com um poder opinativo maior.

Giovanna Miqueletto
Giancarlo Andreso
Juliano Oliveira
Larissa Matos
Marisol Munari
3º período de Jornalismo

Um comentário:

celina disse...

o conceito de teorias pode ser mais amplo...
ainda no primeiro parágrafo: ...princípios?
sugiro reler o texto.