quinta-feira, 8 de abril de 2010

Modelos Teóricos da Comunicação

Teoria de Laswell

Lasswell criou um dos primeros modelos para estudos comunicativos. Tomava como ponto de partida os estudos sobre como a política passava pela mídia, fazendo com que os elementos de comunicação ganhassem mais espaço em seus estudos. Usando como base modelos teóricos, Laswell criou um modelo geral da comunicação, baseado na concepção de comunicação criada por Aristóteles. Este conceito é muito simples e estuda o processo dividindo a comunicação em etapas simples: Quem diz o que, em que canal, para quem e com que efeito. O fato de ser um modelo simples facilitou seu estudo.


Teoria de Shannon e Weaver

Shannon e Weaver criaram a Teoria da Comunicação. Em seus estudos, não só a comunicação era considerada, como também os dados do processo comunicativo. Análises quânticas possibilitaram o estudo dos ruídos. Weaver trabalhava na engenharia de uma empresa telefônica, sempre envolvido em estudos de telefonia, e concluiu que os ruídos prejudicavam o entendimento da informação, fazendo com que levasse mais tempo para ser entendida. Assim, a ligação sairia mais cara. Ambos os estudiosos visavam diminuir o ruído da comunicação para que a riqueza de dados transmitidos fosse maior e numa parcela menor de tempo.



Amanda Hecke, Ana Luiza Francisco, Ana Carolina Weber, Letícia Costa, Letícia Leal
Jornalismo - 3º Período (Manhã)

Um comentário:

celina disse...

ok, mas é melhor utilizar o termo modelos (e não teorias), porque são exatamente modelos para explicaar o processo de comunicação.