sexta-feira, 9 de abril de 2010

Modelos Teóricos da Comunicação


Para entender a comunicação foram criados vários modelos teóricos, que explicam o relacionamento dos elementos desse processo. Infelizmente a aplicação de um modelo na realidade, está restrita no tempo e no espaço em que ele foi pensado.O que implica em uma necessidade de constante revisão dessas teorias.
Harold D. Lasswell, importante cientista político, foi o pioneiro é um dos mais importantes teóricos da comunicação. Lasswell se baseou no modelo de comunicação de Aristóteles (Emissor-Mensagem-Receptor), para elaborar seu paradigma: Quem- Diz o quê- Em que canal- Para quem- Com que efeito. Lasswell também acreditava que a mídia tinha três funções na sociedade, articular as partes com o todo, vigilância sobre o meio e transmissão da herança social.
O conceito de "ruído", como qualquer elemento que atrapalhe e/ou distorça a chegada da mensagem no receptor foi introduzido por Claude Shannon e Warren Waeaver. Os dois teóricos chegaram a conclusão que era impossível obter uma mensagem sem ruído.

Ana Carolina Machado, Flávia de Andrade Nóbrega, Elizabeth Bannwart, Jéssica Camille,
Priscila Cancela.
Jornalismo Manhã.

Um comentário:

celina disse...

ok.
obs - "para entender
(o processo)
de comunicação..."