sexta-feira, 9 de abril de 2010

Modelos Teóricos da Comunicação


Modelo de Lasswell
O político Harold Lasswel foi um dos primeiros a estudar os modelos de comunicação. Ele dividiu e estruturou as funções da comunicação na sociedade em três. A primeira é a articulação, que visa integrar todas as instituições sociais através do fluxo de informações. A segunda, a vigilância – nela, os comunicadores identificam os males que afetam a vida pública, e os denunciam para que sejam corrigidos, agindo como um agente fiscalizador. Por último, está a transmissão da herança social. Esta garante a continuidade das tradições e costumes da população de uma geração para outra.

Modelo de Shannon e Weaver
A maior preocupação de Shannon e Weaver é a presença de um ruído que difuclta ou impede o processo de comunicação. O ruído pode ser qualquer variável que prejudique a propagação da mensagem original até seu receptor. Para diminuir o efeito dessa interferência, os meios de comunicação estão constantemente evoluindo. Um iPod, por exemplo, transmite uma música mais clara que um LP. Ainda assim, é impossível conseguir transmitir uma informação sem nenhum ruído – a mensagem original nunca chega exatamente igual ao seu destino.

Camila Toppel, Camila Petry, Francielle Ferrari, Idionara Bortolossi e Marcela Lorenzoni - 3º período - Jornalismo manhã.

Um comentário: