quinta-feira, 8 de abril de 2010

Modelos Teóricos de Comunicação


Modelos teóricos de comunicação.

Visando possibilitar uma análise mais concreta da comunicação, estudiosos criaram modelos teóricos de comunicaçaõ de massa. Tais modelos possibilitavam uma interpretação de dados específicos, possibilitando assim a criação de tabelas, gráficos e etc.
Tais modelos são bastante criticados por possuírem um baixo alcance teórico, pois os dados tornam-se ultrapassados, uma vez que não acompanham a realidade do tempo e espaço.

Modelo de Lasswell

Lasswell, considerado um dos principais teóricos da comunicação, criou um dos primeros modelos para estudos comunicativos. Tomava como ponto de partida os estudos sobre mídia e política.

Lasswell criou um modelo teórico geral da comunicação, baseado na concepção de comunicação criada por Aristóteles. Este conceito é considerado bastante simples. Este estudava o processo dividindo a comunicação em etapas simples. Quem, diz o que, em que canal, para quem, com que efeito.

Isto serviu de base para vários outros estudos, devido à sua simplicidade.


Modelo de Shannon e Weaver

Shannon e Weaver são os criadores da Teoria da comunicação. Eles não consideravam, em seus estudos, apenas a comunicação em si. Estudavam os dados do processo comunicativo. Através de análises quânticas começaram a estudar o ruído (toda e qualquer coisa que interfira na comunicação, diminuindo sua qualidade, podendo cessá-la por completa.)

Consideravam este, um grande problema na comunicação. O que, significa inclusive perda de dinheiro, pois toda informação tem seu valor.

Como Weaver trabalhava na engeharia de uma empresa telefônica norte-americana, sempre aplicava os estudos na telefonia, na qual, os ruídos significavam um prejuízo no entendimento da informação, que levava mais tempo para ser compreendida e portanto saia mais caro pois a ligação é cobrada de acordo com o tempo.

Os estudos de Shannon e Weaver visavam diminuir o ruído na comunicação, aonde uma maior quantidade de dados pudesse ser transmitida no menor tempo possível.

Equipe: Giancarlo Andreso, Giovanna Miqueletto, Juliano Oliveira, Larissa Matos e Marisol Munari
3º periodo, Jornalismo manhã

Um comentário:

celina disse...

adorei a pesquisa das fotos!...
ok, estudo explica os modelos adequadamente.