quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os modelos teóricos da Comunicação

Os modelos teóricos da Comunicação

O modelo de comunicação é uma representação visual do relacionamento entre os elementos de um determinado processo.
O seu limitado alcance teórico é a principal justificativa critica do uso desse modelo, já que esses modelos retratam uma delimitada situação restrita no tempo e no espaço.
O primeiro modelo de comunicação foi proposto por Harold D. Lasswell em 1948, ao escrever o texto “A estrutura e a função da comunicação da sociedade”. Propondo estudar sobre a mídia e política, Lasswell se interessou em estudar a comunicação, criação e mudanças nas atitudes e opiniões na mídia. A partir dessa idéia Lasswell desenvolve uma ampliação no modelo de comunicação baseado na idéia de Aristóteles, (Emissor – Mensagem – Receptor), Arte retórica. Então é formulada a hipótese de se perguntar “Quem”, “Diz o que”, “Em que canal”, “Para quem”, “Com que efeito”, demonstrando assim a comunicação em parte simples. Esse modelo de Lasswell se tornou a base para vários outros estudos.
Lasswell também especifica funções de comunicação dentro da sociedade, onde as funções são concepções da mídia como principal articulador da sociedade.
- Articulação das partes com o todo
A mídia é o canal por onde o conhecimento e as informações circulam pela sociedade. A integração entre diversas instituições sociais acontece a partir do fluxo de informação gerado e distribuído pelos meios de comunicação.
- Vigilância sobre o meio.
Lasswell entende que ao transmitir informação das partes para o controle central, os meios de comunicação garantem a vigilância do centro sobre os componentes, evitando elementos hostis, assim como as células brancas eliminam os corpos estranhos.
- Transmissão da herança social
A idéia de “herança social” está ligada a transmissão dos significados culturais, das praticas e concepções de mundo entre as gerações.

Alunas do 3° Período de Jornalismo-noturno
Angela, Fernanda F., Mayara.

Um comentário:

celina disse...

ok.o texto poderia ser mais articulado.