sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma nova função ou um velho controle?



Discutir se vivemos e atuamos no jornalismo de forma hipodérmica ou funcionalista é cair em contradição com que nos é apresentado como fatos diariamente. Segundo alguns teóricos, as notícias podem ser classificadas de maneiras hipodérmicas ou funcionalistas. Hipodérmicas quando se colocam no direito de apresentar para os espectadores coisas que os mesmos não sabem, reportagens especiais, denuncias, coisas que na realidade não acrescentarão muito na vida dos receptores.

Funcionalistas quando tem sua função determinada, educar, formar, entreter, entre outras funções, como por exemplo as reportagens com gráficos, tabelas e animações gráficas que expliquem fatores climatológicos e fatos não presenciáveis.
Sendo assim, com exemplo das duas formas mais decorrentes no jornalismo, cabem as perguntas: realmente os espectadores se interessam pelo que a mídia se propõem a mostrar? Não é diminuído o grau de entendimento, deixando ou tratando o espectador como um ser ignorante? O jornalismo passa por uma transição de interesses nos ramos midiáticos, a segmentação dos públicos, os mais diversos meios de comunicação fazem com que as reportagens, notícias sejam direcionadas diretamente para determinado meio de comunicação. Como por exemplo, as reportagens veiculadas no jornal impresso, não podem ser repassadas diretamente para o jornalismo televisivo, dentre outros exemplos.

O fato é que devemos nos questionar se o correto é somente nos adequarmos ao que os espectadores querem ou sermos - de certa forma - manipuladores e construtores da opinião pública.

As imagens que coloco em junto com este texto, não são para provocar reações absurdas e sim para atentar... quando procurei uma imagem sobre teoria hipodérmica veio a imagem da rede globo, e desta forma pude compreender que perante a teoria hipodérmica estamos submetidos à alienação, se todos se recordam esta teoria é baseada na ação e reação do espectador, o que faz com que ele reaja ou se torne apático... Sorria, você está sendo manipulado. e quando procurei uma imagem sobre teoria funcionalista, encontrei um desenho de várias pessoas sendo alimentadas por uma gigante mamadeira. volto a questionar, nosso público é tão ignorante a ponto de ter de ser educado pela mídia? se alguém puder responder... fico grata!



Amanda Walzl
Guilherme
Rubiane Kaminski
Talitha Maximo
Jornalismo 3º período – manhã

Um comentário:

celina disse...

receptores (não espectadores)
bons questionamentos.
a ilustração era sobre funcionalismo?
falta uma revisao...