quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dia a dia na redação jornalística

As redações jornalísticas trabalham em ritmo acelerado. Estão conectados a vários tipos de comunicação. As equipes devem ter boa relação e colaborar uma com a outra, trocando informações e idéias.
Buscar o furo na versão online e a complementação na impressa. Cada vez mais o flagrante será feito pelo cidadão repórter. O jornalismo cidadão ou colaborativo qualifica o jornalismo e faz com que o jornalista busque a melhor informação.
A integração das redações dos jornais já é uma realidade. O que está mudando a prática jornalística é a econômica industrial na produção de notícias e a otimização de processos e a ampliação de serviços para o leitor.
O profissional jornalista de ser antes de tudo um profissional multimídia, possuir diversas habilidades dentro da área onde atua.
Com relação ao elaborar a pauta, o ponto de partida para qualquer edição, seja de jornal impresso, rádio, revista ou até mesmo a web é fundamental se definir quais serão as notícias daquela edição ou daquele dia. As fontes de informação para a pauta são as mesmas em qualquer meio.
A relação com o público receptor também é importante, conhecer o leitor ajuda nas estratégias de comunicação com ele. Deve-se oferecer o que ele quer ler, ver ou ouvir.

Alunas: Angela, Fernanda F. Mayara Locatelli
3°P Jornalismo Noturno

2 comentários:

celina disse...

1 ok, mas e a entrevistada?

2 obs- revisão...
ex
" O profissional jornalista de ser antes de tudo um..."

3 a discutir: " Deve-se oferecer o que ele quer ler, ver ou ouvir..." - quem disse?

Larissa Araújo disse...

Muito interessante esse blog 'coletivo'. Vocês estão de parabéns. Estou lendo tudo que vocês postaram.

Ps.: Depois se quiserem passar no meu blog, que é também de Teoria da Comunicação, o endereço é www.legadointelectual.blogspot.com

Abraços