segunda-feira, 14 de junho de 2010

Grupo Lumen de Comunicação


O Grupo Lumen de Comunicação tem uma visão voltada para as pautas que acrescem algo positivo na vida de seus ouvintes e telespectadores. A maioria das pautas são voltadas para os assuntos ligados à cidadania, meio ambiente, voluntariado, entre outros. Temas factuais sempre são abordados, mas notícias com fundo humanista são prioridade.
As informações chegam através de emails e ligações telefônicas, as fontes são assessores de imprensa e também ouvintes e telespectadores. Pesquisas e levantamentos de pauta feitos pelos próprios jornalistas do Grupo ajudam na produção das notícias. Os repórteres têm total liberdade para a elaboração do seu material, desde que sigam a linha editorial do Grupo, que é o jornalismo cidadão. O trabalho é sempre feito em equipe, com troca de informações e ideias dentro do departamento de jornalismo. As relações com os canais de rotina são consideradas parceria e funcionam muito bem.
Em relação ao tempo de produção, depende do material. Algumas matérias são produzidas de um dia para o outro, outras em semanas, mas as notícias factuais precisam ser produzidas em minutos. Para o Grupo, a informação precisa ser levada ao ouvinte/telespectador de forma rápida e eficiente, e a produção, em sua maioria, segue o roteiro: levantamentos da notícia, checagem das informações com as fontes, gravação de entrevista, caso necessário, produção do texto, divulgação do material.
Informações fornecidas pela jornalista Giselle Lima

Um comentário:

celina disse...

aos 45...ok.
mas um parágrafo a mais fecha melhor a materia