quinta-feira, 17 de junho de 2010

Jornal do Batel

De acordo com o diretor-editor do Jornal do Batel, Luiz Gonzaga de Mattos, esse veículo tem como objetivo informar os moradores do bairro sobre seus temas preferidos, entre eles, saúde, beleza, turismo, gastronomia, sem faltar informações sobre o bairro. A escolha destes temas veio a partir de pesquisa feita pelo Instituto Bonilha que apontou como público alvo 55,3% mulheres e 44,7% homens, com idade entre 35 e 65 anos, renda superior a 3 mil reais, e com curso superior.
Atualmente o Jornal do Batel é distribuído mensalmente. Suas pautas são criadas a partir de eventos especiais, novidades e informações sobre o bairro, além das sugestões dos próprios leitores.
O processo de produção do jornal está ligado diretamente ao trabalho de free-lancers. Os profissionais mandam a pauta para a sede do jornal, a pauta é analisada e, se aprovada, o jornalista então é contactado e informado sobre como deve ser a estrutura da matéria (número de caracteres, fotos, fontes extras e etc...). A remuneração pelo trabalho é feita com base na tabela do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
Por ser uma publicação dirigida, há a etapa do trabalho na área comercial (que demanda mais tempo) e a partir de determinado momento há coincidência de áreas (redação e comercial) com isso o jornal é fechado em aproximadamente quatro dias.


Alunos: Eduardo Rebonato, Gabriela Vicentino, Lidiane Tonon, Monica Melo e Ricardo Paraná - 3° período - Jornalismo - noturno

Um comentário:

celina disse...

Ok, exatamente o que relataram...o angulo da materia era opcional, mas poderiam ter discutido um pouco.