segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rotina de produção da notícia


Pesquisa realizada no veiculo de comunicação: RIC TV
Luana Vasconcellos - pauteira, formada pela UNIBRASIL 2004

O grupo destacou entre os aspectos mais interessante da pesquisa a maneira pela qual a entrevista conta sobre o processo de chegada/escolha de notícias. Como a dificuldade de separar bons assuntos entre o enorme número de pautas e notas que recebem diariamente.

Pergunta: Como chegam as informações e como o veículo lida com a dependência dos canais de rotina (agências, assessorias e etc..)?


Resposta: De várias maneiras, seja pelo email, vindo das assessorias de imprensa, seja pela denuncia ou ligação dos telespectadores, seja pelos outros meios de comunicação, (não que sejamos pautados por estes meios, mas também faz com que possamos saber o que ainda não foi dito e o que já foi), rondas, que consistem em confirmar com as fontes oficiais pelo menos 6 vezes ao dia como estão as situações pela cidade ( homicídios, incêndios, acidentes...)
Normalmente recebemos mais 300 emails por dia, dentre eles, vem email das assessorias, agências, espectadores, anunciantes, é confuso.. porem sempre tentamos fugir dessa forma de procura pela pauta, buscamos sempre escutar o espectador, o que ele vê, reclama, fala, pois já que fazemos o jornalismo para os mesmos, devemos sempre saber o que gostaria de ver.


Grupo: Amanda Walzl, Guilherme Mello, Rubiane Kaminski, Talitha Maximo
Jornalismo - 3º P - Manhã

Um comentário:

celina disse...

ao abordar de modo objetivo, deram voz ao entrevistado, deixando claro o processo.