domingo, 21 de novembro de 2010


Dominique Wolton

Dominique Wolton é Cientista Politico, tem 60 anos e é pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Cientificas da França e diretor da revista Hermès, especializada em comunicação e referencia mundial na área. Wolton tem 16 livros publicados sobre comunicação. Seu livro mais conhecido no Brasil é “Elogio do Grande Público”, onde descreve a televisão como um instrumento de democratização e modernidade da sociedade.

Sua área de estudos é ampla, mas enfoca principalmente a relação entre a comunicação, cultura, sociedade e política. Segundo ele, a comunicação e a informação são um dos desafios mais importante do século XXI. Segundo sua teoria, a convivência cultural deve ser imperativamente construída como condição para a terceira globalização.

Wolton é um dos teóricos que se diz não ser seduzido pela internet. Para ele, as relações construídas no ciberespaço são relações superficiais, onde se formam apenas grupos, mão havendo a formação de uma “sociedade”, onde todos devem se aceitar e aceitar os problemas de outros.

Ele criou o conceito hoje difundido de “sociedade indivudualista de massa”, onde afirma que a comunicação ocidental busca duas coisas totalmente contraditórias: A liberdade do individuo e a igualdade por meio da inserção na sociedade de massa. Segundo ele a internet é aceita por promover a liberdade individual, onde todos tem o direito de dar a sua opinião, mas segundo ele só isto não significa comunicar-se.

Ele é um dos principais defensores do rádio e da Televisão, que segundo afirma são os meios de comunicação mais difundidos entre as classes sociais, possibilitando a comunicação em maiores proporções, sendo eles fundamentais para o desenvolvimento da identidade cultural da nação. Segundo Wolton, “Assistir TV é um consumo individual de uma atividade coletiva” , o que obriga que a produção do conteúdo leve em conta os fatores de abrangência do veiculo, tendo que adaptar sua programação aos diversos públicos.

Referencias:

http://www.scribd.com/doc/43454049/Stuart-Hall

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/827509-facebook-so-disfarca-falta-de-relacoes-humanas-diz-sociologo.shtml

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74786-6014,00-A+DIVERSIDADE+NO+MUNDO+GLOBALIZADO.html

Nenhum comentário: