sábado, 20 de novembro de 2010

Michel Maffesoli


Michel Maffesoli (Graissessac, 14 de novembro de 1994) é um sociólogo francês,considerado como um dos fundadores da 'sociologia do quotidiano' e conhecido por suas análises sobre a pós modernidade, o imaginario e sobretudo pela popularização do conceito tribo urbana. Michel Maffesoli construiu uma obra em torno da questão da ligação social comunitária e a prevalência do imaginário nas sociedades pós-modernas. Ele é um dos intelectuais mais influentes no meio acadêmico brasileiro e um pensador fundamental quando o assunto é pós-modernidade. Estudando fenômenos como raves e internet, desenvolveu conceitos como da sociedade comunitária e tribal, em contraponto aos modelos de sociedade dominantes. De acordo com Maffesoli, na pós-modernidade, os indivíduos vão estabelecer identificações com determinados grupos sociais, utilizando símbolos, imagens, signos e adereços que vão reconhecê-los como pertencentes a essas determinadas tribos. Nessas identificações, os indivíduos constroem seu territorio social e tecem suas relações de poder.

Para o pensador, a comunicação, hoje ainda mais, funciona no registro do aqui e agora, mas isso não impede nenhuma transformação do mundo, mas desconfiaa de todos os projetos totalizantes de transformação do mundo.A comunicação é sempre fragmentada, negociada, jogada, investida de emoções e de sentimentos, articulada entre partes que ora se opõem, ora se complementam. Reduzi-la à manipulação significa excluir a maior parte do fenômeno do campo da reflexão e da pesquisa.

Fontes:

http://www.scribd.com/doc/17274811/Michel-Maffesoli-A-comunicacao-sem-fim-teoria-posmoderna-da-comunicacao

http://www.socitec.pro.br/michel-maffesoli-1944/


http://www.michelmaffesoli.org/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Maffesoli


Aluna: Marisol Virginia de Almeida Munari 4º período manhã


Um comentário:

Georgia Medeiros disse...

achei legal e tudo mais... só acho que como estudante de jornalismo não deve utiliar a wikipedia como fonte e muito menos atribuí-la às referências =)