domingo, 21 de novembro de 2010

Paul Virilio



Paul Virilio, nascido em 1932, é arquiteto, urbanista, filósofo, ex-diretor da Ecola de Arquitetura de Paris e especialista em questões estratégicas. Destaca-de como um dos principais discursores sobre os meios de comuinicação, a "guerra da informação" e o mundo cibernético.
É conhecido por suas reflexões relacionadas às mudanças tecnológicas no mundo, assim como da comunicação em massa. Ele critica arduamente a evolução científica e suas consequências.
Em seu livro "Bomba Informática", Virilio constitui um aviso sobre a fatura guerra da informação. Mostra a decadência econômico, os sucessivos testes atômicos, guerras erráticas, decomposição política e social, etc. Sinais em sequência anunciando uma repetição do drama de Babel. O filósofo denuncia a "Ciberbomba", um sistema interativo suscetível de desencadear uma catastrófica reação em cadeia.
Ele relaciona toda essa decadente situação com a desregulamentação sistêmica da informação, onde a própria comunicação age contra o indivíduo, que se agarra na idéia de que ser bem informado é um passo a mais para a sobrevivência nesse mundo em que o avanço tecnológico não pára.


Fontes:


Site História e Ciência
Livro "Bomba Informática" (Paul Virilio)


Bethina Perussolo Reichelt
Jéssica Yared Dias
Jornalismo - 4º Período (Manhã)

Nenhum comentário: