sábado, 20 de novembro de 2010

Pierre Bourdieu

Pierre Bourdieu nasceu na França, em 1930 e, apesar das más memórias da infância vivida em um internato local, ele conseguiu ingressar com êxito na Faculdade de Letras da França e se formou, também, em filosofia. Dali em diante, sua vida foi tumultuada pelo serviço militar que exerceu na Argélia. Mas durante esses anos, escreveu seu primeiro livro.


O filósofo francês escreveu inúmeros livros e um dos mais importantes foi concebido em parceria com Jean-Claude Passeron. Esta livro, intitulado A Reprodução e publicado em 1970, analisa o sistema escolar francês e modo como ele reproduz e reforça as desigualdades sociais.

Bourdieu tomou os problemas sociais como sua principal causa e passou a apelar para a mobilização de intelectuais. Ele dizia que o que defendia era a possibilidade e a necessidade do intelectual crítico. Ele passou seus últimos anos de vida tentando combater o neoliberalismo.
“Fui levado pela lógica do meu trabalho a ultrapassar os limites que eu mesmo havia estabelecido em nome de uma ideia de objetividade que, percebi, era uma forma de censura”
Pierre Bourdieu morreu aos 71 anos, em um hospital em Paris.

Fonte: http://www.espacoacademico.com.br/010/10bourdieu02.htm

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/pierre-bourdieu-307908.shtml

Laura Schafer e Rubiane Kaminski.
4º período - Comunicação Social - Hab. Jornalismo

Nenhum comentário: