sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Voltaire


François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. É uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e idéias influenciaram pensadores importantes tanto da RevoluçãFrancesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos. Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo.
Voltaire é o autor da célebre frase ''Não concordo com uma palavra se quer do que dizes mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las''. Ele foi um pensador que se opôs à intolerância religiosa, intolerância de opinião etc. existentes na Europa no período em que viveu. Trata-se de ideias extremamente revolucionárias. Isso prova que o pensador francês definitivamente viveu à frente de seu tempo e por não ser compreendido acabou exilado do seu país de origem, a França.
Infelizmente os problemas pensados por Voltaire no século XII, como intolerância religiosa, intolerância de opinião, acontecem até os dias de hoje.

Alex Bark
Diego Marinelli
4º Período Jornalismo - Noturno

Um comentário:

celina disse...

as postagens devem ser sobre os autores apresentados em aula...substituam, por favor.