quinta-feira, 3 de março de 2011

Mauro Wolf

O modelo «comunicativo» da teoria hipodérmica

“Na realidade, mais do que de um modelo sobre o processo de comunicação, dever-se-ia falar de uma teoria da acção elaborada pela psicologia behaviorista. O seu objectivo é o estudo do comportamento humano com os métodos de experimentação e observação das ciências naturais e biológicas. O sistema de acção que distingue o comportamento humano deve ser decomposto, pela ciência psicológica, em unidades compreensíveis, diferenciáveis e observáveis. Na relação complexa que existe entre o organismo e o ambiente, o elemento crucial é representado pelo estímulo; esse estímulo inclui os objectos e as condições exteriores ao sujeito, que produzem uma resposta. «Estímulos e resposta parecem ser as unidades naturais em cujos termos pode ser descrito o comportamento» (Lund, 1933, 28). A unidade estímulo/resposta exprime, por isso, os elementos de qualquer forma de comportamento. O estímulo, na sua ligação com o comportamento, é a condição primária, o agente da resposta: «a estreita relação entre os dois torna impossível a definição de um a não ser em termos do outro. Em conjunto, constituem uma unidade. Pressupõem-se mutuamente.

Estímulos que não produzem respostas não são estímulos. E uma resposta tem necessidade de ter sido estimulada. Uma resposta não estimulada é como um efeito sem causa» (Lund, 1933, 35).”

O modelo de Lasswell e a superação da teoria hipodérmica

“Elaborado inicialmente nos anos 30, exactamente na «época, de ouro» da teoria hipodérmica, como aplicação de um paradigma para a análise sociopolítica (quem obtém o quê? quando? de que forma?), o modelo lasswelliano, proposto em 1948, explica que «uma forma adequada para se descrever um acto de comunicação é responder às perguntas seguintes:

quem

diz o quê

através de que canal

com que efeito?

O estudo científico do processo comunicativo tende a concentrar-se em uma ou outra destas interrogações» (Lasswell, 1948,84).”

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1995.



Alunos: Camila Galvão, Camila Barbieri, Etiene Mandello, Virginia Crema

Um comentário:

celina disse...

Oi
O solicitado foi um conceito de comunicacao...pesquisem um e troquem a postagem, por favor