sábado, 30 de abril de 2011

Analise Revista Capricho.

Analise da Revista Capricho.

Diferente dos outros meios de comunicação analisados e descritos abaixo, a Revista Capricho, segue uma linha de assuntos muito parecidos em todas as suas edições.

Como características da revista, ela tem sua periodicidade quinzenal e seu principal publico alvo são os jovens, abordando diversos assuntos da atualidade e tendências que prometem inovar os assuntos mais batidos. O meio ainda possui um site, atualizado diariamente com textos sobre o mundo feminino.

A estrutura da revista se baseia em editorias com assuntos de Sexo, moda, famosos, compras, dicas de vestuários e acessórios. Alem de abordar assuntos para tentar aproximar os jovens e resolver seus conflitos de adolescentes.

Entre os valores notícias encontrados na analise das ultimas três edições e do site (www.capricho.com.br), estão o de proximidade, onde os jovens se identificam com as historias de outros adolescentes, a atualidade, devido ao site sempre possuir novos posts com tendências atuais, a notoriedade, pois a revista sempre trata de assuntos com famosos. O valor noticia de sexo e amor, aparece nas matérias que tratam de relacionamentos e garotos. Alem desses, outros valores como o dinheiro, lazer, moda, saúde aparecem a cada edição, em forma de dicas de compras, passeios, tendências da moda e sugestões para cuidar do corpo.

Assim, vemos que na maioria das vezes, são os mesmos valores notícias apresentados em outros meios de comunicação, como revistas, jornais e blogs, porém, a abordagem ocorre de forma totalmente diferente. Para exemplificar, comparamos a revista Capricho com o twitter do jornalista Ricardo Noblat. Diariamente a rede social do jornalista é atualizada com postagens de seu blog, do site www.Globo.com.

Ao analisarmos, percebemos que nas notícias apresentadas possuem alguns dos valores que aparecem também na revista, um exemplo é a notoriedade. Noblat posta uma quantidade de notícias relevantes que envolvem pessoas famosas, porém, não são as celebridades que estampam as páginas da capricho, mas sim figuras do poder publico.
A atualidade também se faz presente nas lista de posts do jornalista, tratando de variados assuntos que estão na mídia, porém, assuntos de grande interesse publico, diferentemente das abordagens da Capricho, que tem seu publico alvo bastante restrito a somente jovens.

2 comentários:

acadêmicos do segundo ano de Jornalismo da PUCPR disse...

Analise realizada por:
Anna Barbara
Heloisa Ferreira
Maria Stella
Marina Bueno
Thaís Reis

celina disse...

boa ideia a de tomar a revista e tb a de depois comparar com o noblat.