segunda-feira, 2 de maio de 2011

Casamento Real na Mídia



Desde que o casamento de Kate Middleton e o Príncipe William foi anunciado, em novembro do ano passado, a imprensa mundial não tirou os olhos do evento. Durante 11 dias, anteriores ao casamento real, acompanhamos o jornal Gazeta do Povo que, em diferentes editorias, conseguiu abordar o assunto de diversas formas. Em comum, nas 11 reportagens, três valores notícia: atualidade, notoriedade e sexo (casamento e relações pessoais). Porém, mesmo parecendo um assunto limitado o jornal conseguiu atrair a atenção dos leitores com temas variados.

Para exemplificar a variedade escolhemos quatro matérias com focos diferentes: no dia 20 de abril a matéria com título “Casamento real tem esquema minucioso de segurança”, além dos valores notícia já citados, encontramos poder, dinheiro, morte e confidências, por se tratar das preocupações com atentados terroristas. Já no caderno especial “Revista da TV”, do dia 24 de abril, a matéria “Um show para os súditos” dá destaque a transmissão do casamento pelas emissoras mundiais, além de citar o vestido de noiva de Kate e a decoração do casamento, sendo os valores notícia: dinheiro, amor, lazer, moda, arte e poder. Duas matérias, que traziam assuntos bem diferentes, trouxeram ao leitor um valor notícia comum: a proximidade. Em “Casamento real inspira menu do Vindouro” e “Embaixador brasileiro é um dos convidados da família real” os repórteres tentaram aproximar um evento tão distante para a casa dos leitores. No primeiro caso, o leitor poderá provar um cardápio inspirado no jantar real, já na segunda matéria a presença de um brasileiro no casamento mostra que nossa nação estará representada no evento.

Alunas: Camila Galvão, Camila Barbieri, Etiene Mandello, Virginia Crema

Um comentário:

celina disse...

ok
precisamos falar sobre valor-noticia x tematização.creio q vcs, como outros, fizeram já um leitura. por ex, poder institucional x poder, nivel hierárquico dos envolvidos x celebridade.