segunda-feira, 2 de maio de 2011

Equipe

André Recchia
Gabriela Campos
Penélope Miranda
Tiago André


O que leva um acontecimento a ser considerado notícia? Como os profissionais de comunicação julgam o que vão publicar na mídia/ Levando em conta os chamados valores-notícia. São características atribuídas a acontecimentos cotidianos que se tornam relevantes. Alguns exemplos são: famoisidades, dinheiro, poder, sexo, religião, amor, contraste (rico pobre vida morte), entre outros. No livro "o manual do foca", de Thaís De Mendonça Jorge, cita um exemplo ilustrativo acerca do assunto, Quando um cachorro morde um homem não é notícia mas se torna quando o contrário acontece.

Os primeiros a teorizar a respeito dos valores-notícia foram Johan Galtung e Mari Holmboe Ruge. Valores-notícia, segundo os teóricos, nada mais são do que critérios de noticiabilidade que pautam os meios de comunicação, seja jornal impresso, internet, televisão ou rádio.

Em nossos estudos sobre o tema, observamos por dois dias algumas reportagens das editorias MUNDO e COTIDIANo do Jornal FOLHA DE SÃO PAULO. Por meio das análises, constatamos que de fato as matérias eram repletas de valores-notícia, e, inclusive, as referentes à morte, celebridades, interesse público e contrastes.

Um comentário:

celina disse...

achei o primeiro parágrafo bem posto, apesar do famoisidades...