segunda-feira, 2 de maio de 2011

Folha de S. Paulo - Hipertensão

A reportagem publicada no Jornal folha de São Paulo no dia 27 de Abril de 2011, editoria de Saúde, traz como assunto principal a hipertensão, cujo título da matéria é “Pressão alta atinge 23% dos adultos no Brasil”.
A pesquisa foi feita pelo Ministério da Saúde com adultos das 27 capitais. O Rio de Janeiro foi considerada a capital com mais hipertensos no Brasil. Segundo a notícia, a maior parte dos hipertensos são mulheres com mais de 50 anos de idade, isso porque o hormônio estrógeno diminui nessa idade, sendo ele o responsável pela proteção “natural” contra pressão alta.
A reportagem faz um alerta de como se prevenir e em como aumentou o número de idosos com pressão alta, 64% dos homens e 75% das mulheres com mais de 70 anos, aumentando o risco de infarto, derrame, diabetes e doenças renais.
Entretanto, a reportagem traz pontos contraditórios, como o fato da pesquisa apresentada ser incerta, pois nem todos os brasileiros vão ao médico com frequência. Segundo a matéria, as mulheres se consultam regularmente. Sendo assim, os dados que apontam as mulheres como as mais atingidas pela hipertensão, também não é válido.
A matéria traz um gráfico de fácil leitura, com dados de cada capital, gráfico de 2006 a 2010 com a quantidade de diabéticos por ano no país, explica o que é hipertensão, como prevenir, quais são os gatilhos, outros.

Os principais valores noticias são: notoriedade, interesse público e contraste.


Lidyane Dryelli Pereira

Um comentário:

celina disse...

ok.
poderia ter analisado menos e falado mais dos valores.