terça-feira, 31 de maio de 2011

O dia a dia do jornalista na TV

Por: Aline Przybysewski, Ana Evelyn de Almeida e Lucas Molinari.

Ser jornalista e principalmente, trabalhar na TV parece ser glamoroso. Mas esses profissionais fazem o possível e muitas vezes o impossível para cumprir o dever de informar com credibilidade.
Os comunicadores transmitem a sociedade os principais fatos e acontecimentos. O cotidiano dos jornalistas é na verdade, uma corrida contra o tempo e muitas vezes a vida profissional se mistura a pessoal. Pois a notícia não tem hora nem local marcados para acontecer.
A notícia passa por vários processos, desde o momento em que acontece até ser apresentada no jornal. A direção e o resultado final da produção de notícia depende de vários fatores, como interesses e influencias do meio e dos profissionais envolvidos.
A relação entre os jornalistas e suas fontes geram as notícias. É um relacionamento complexo, que acontece geralmente entre as esferas públicas e privadas e é muitas vezes negociável.]
No telejornal não existe muita liberdade quanto a produção de notícias ou auto-suficiência. O trabalho é quase sempre em equipe. Os cargos que mais influenciam e determinam no processo são o pauteiro, que pensa, sugere e defende a pauta. O repórter, que vai cobrir a pauta e pode encaminhar um foco ou ressaltar alguns temas em seu texto, dando mais importância a este ou aquele fato. E o editor que seleciona o que vai ou não ser apresentado no telejornal.
O tempo de produção de notícia mudou e vai continuar mudando, devido a enorme e constante mutação tecnológica. Assim surgiram novas ferramentas de trabalho para os jornalistas, facilitando o acesso e agilizando a propagação de notícias.
A notícia é o produto da empresa de comunicação. E o valor-notícia é determinado pelo meio ou veículo, seguindo as características e pontos de vista destes. É preciso que além de importante o acontecimento seja noticiável, segundo os critérios ou filosofia de cada empresa.

Um comentário:

celina disse...

ok
o texto poderia ser mais trabalhado, tá meio estanque.
revisar. ex glamoroso.