domingo, 29 de maio de 2011

Rotina do Jornalismo em televisão


Veículo analisado: Televisão
Programa de televisão Nossa Cidade TV Araucária
Repórter: Daniel filho formado pela Universidade Tuiuti

No jornalismo de televisão ganha quem chega primeiro, as imagens são o ponto forte, e muitas vezes elas falam por si só. As reportagens para este veículo são na maioria das vezes factuais.
A estrutura hierárquica do Jornalismo de televisão e subdivida em Chefe de reportagem, repórter e editor.
O chefe de reportagem é quem encaminha os repórteres, na maioria das vezes ele é quem decide qual pauta deve ser colocada em pratica, e qual repórter deve faze - lá.
O repórter executa a pauta e estrutura a matéria.
O editor monta a matéria e juntamente com o repórter decide o que colocar ou não na reportagem.
As pautas geralmente são enviadas por e-mail, sugeridas pela população ou partem de uma pesquisa sobre assuntos que estão na mídia.
Durante amanhã o chefe de reportagem se reuni com os repórteres para decidir as pautas mais relevantes, depois que elas são divididas e escolhidas os repórteres ligam para as fontes, se ela for factual o repórter vai até o local no horário marcado, se algo de relevância maior acontece, ele deixa a pauta “menos importante”, e faz a mais relevante. Depois das gravações ele vai para o estúdio onde grava os offs das matérias, tudo é capturado pelo editor que recebe as instruções do repórter quanto à estrutura da matéria (off+sonora+off etc.).
A noticia passa por mais de 4 pessoas até chegar ao receptor, o tempo de produção fica em torno de uma hora pra cada matéria, se ela for especial pode ter até 2 dias de produção.


Jessyca Milene Cardoso
Jornalismo noturno

Um comentário:

celina disse...

ok o relato da rotina, mas nao fica clara a questão teórica.
o texto é pouco articulado. revisar (ex reuni).