terça-feira, 31 de maio de 2011

Rotina dos jornalistas na televisão

A rotina do jornalista que trabalha em televisão e complexa e necessita da colaboração dos outros profissionais para a realização de um trabalho satisfatório.
Independente da função que ocupem na produção de um jornal para televisão, é necessário que todos os profissionais estejam bem informados sobre os fatos do dia, seja através de outros telejornais, radiojornais, impressos ou internet.
A confecção das pautas é um trabalho conjunto. Diretores, apresentadores e repórteres auxiliam o pauteiro, com sugestões de tema ou de direções a serem seguidas, além de pesquisas para aprofundamento sobre o tema.
Durantes as gravações nas ruas, repórteres e repórteres cinematográficos necessitam de uma boa sintonia. Ambos devem estar atualizados sobre as notícias do dia, o que influencia na forma como questionamentos e imagens serão feitas, para gerar um resultado final com valor-notícia relevante ao telespectador, como atualidade, proximidade ou comoção social.
O apresentador deve saber, com antecedência, quais os principais temas que serão veiculados para que possa pesquisar ou se aprofundar mais sobre algum tema mais complexo.
Além disso, como os telejornais são ao vivo, todos os profissionais são responsáveis pela sincronia e respeito ao tempo exato que o programa fica “no ar”. O horário para início e termino do jornal, que varia de emissora para emissora, deve ser obrigatoriamente respeitado e isto é possível através do roteiro bem produzido e com marcações do tempo de cada matéria corretos e responsabilidade de todos os envolvidos.


Alunas:
Karuza Sautchuk
Maria A. Brey
Paula Wernek Pellizzaro
Rafaela Campanholi

Um comentário:

celina disse...

bom relato e articulação dos valores.