sexta-feira, 27 de maio de 2011

ROTINA – JORNALISMO IMPRESSO

No jornalismo impresso a noticia é tratada de forma diferente dos outros veículos de comunicação, nele há um aprofundamento maior dos fatos, e o lide é uma fórmula sempre aplicada em suas edições, para que o principal da matéria seja logo exposto ao leitor. Já que não conta com imagem em movimento, interatividade, som, instantaneidade como outros meios, o jornalismo impresso busca seu diferencial na reflexão sobre as noticias apresentadas.
Comparando jornais paranaenses impressos de: alta, média e baixa tiragem, Gazeta do Povo, Jornal do Estado e Jornal do Bairro Alto respectivamente, nota-se que a rotina de trabalho é exaustiva por sua matéria prima ser a noticia, “produto” que vence rápido no mercado. Porém, alguns critérios de avaliação dos valores noticia, número de fontes e de pessoas que entram em contado com o veículo, mudam conforme seu público, tamanho e a circulação.
A hierarquia em todos os jornais é basicamente a mesma, mudando muitas vezes somente o nome, a estrutura básica de organização é: Chefe de redação - editor - repórter. E a matéria passa pela mão de todos esses profissionais antes de ser publicada. As formas como são feitos os levantamento das noticias e como entram em contado com os entrevistados são as mesmas: telefone, pessoalmente, e-mail, MSN e até mesmo as redes sociais. Entretanto os entrevistados buscados pelos jornais são diferentes, nos caso do Bairro Alto são autoridades do bairro, já no caso do Jornal do Estado e da Gazeta do Povo são autoridades municipais e estaduais.


AMANDA SCANDELARI
BEATRIZ ZANELATTO
CAMILA CASTRO
HELENA SALGADO

Jornalismo 2º ano - manhã

Um comentário:

celina disse...

ótimas observações.
o começo do texto poderia ser mais fluente.