segunda-feira, 30 de maio de 2011

Rotina - rádios

Das três rádios que nossa equipe entrevistou, apenas uma (Rádio Globo) é totalmente voltada ao noticiário. As outras duas (Massa FM e Lumen FM) são rádios musicais, em que apenas algumas notas são informadas aos ouvintes. Ou seja, não há um aprofundamento maior das notícias nas duas últimas rádios citadas.
Além disso, é notável que as rádios de maior audiência sejam as FM. Entretanto, a Rádio Globo, a única voltada a dar informações, é AM. Não tem uma audiência tão grande quanto às outras. Para a nossa equipe, o fato de a maioria das pessoas ouvir rádios musicais, levará algumas rádios informativas a uma espécie de “extinção”, ainda que em longo tempo, já que, para conseguir audiência, a publicidade tem que acompanhar as rádios e, se isso não acontecer, estas não têm quase nada de lucro.
É claro que isso não é regra. Grandes rádios informativas, como a CBN e a Band News, têm um bom público-ouvinte (pessoas letradas e bem instruídas). Entretanto, isso não é um privilégio de todas as rádios informativas. A CBN e a Band News são FM, isso já é um ponto positivo. Além disso, o fato de elas serem mais conhecidas, também ajuda.
Todos sabem que o papel do jornalista é informar a sociedade. Quando uma rádio (nosso veículo escolhido) possui estrutura para conseguir apurar as notícias, estas chegam aos ouvintes com maior qualidade. Já quando a rádio não possui essa estrutura necessária ou é mais voltadas a transmitir músicas, nós acreditamos que as informações passadas ao público não sejam tão boas.


Equipe:

Aline Hobmeier
Gabriela Rodrigues
Gleize Perez
Isabella Rosa
Karen Okuyama


Jornalismo – 3° período – manhã

Nenhum comentário: