segunda-feira, 30 de maio de 2011

Rotina - Revistas

A partir da análise das entrevistas com os diretores de redação e repórter das revistas Where Curitiba, Top View e Época, pudemos relacionar três diferentes rotinas produtivas baseadas em suas periodicidades. Sendo a Where Curitiba bimestral, a Top View mensal e a Época semanal, estabelecemos contato com profissionais que lidam com diferentes deadlines, linhas editoriais e funções.
Por se tratar do veículo revista, esta não tem a possibilidade de dar furos jornalísticos devido ao seu longo período de produção. Sendo assim, a revista tem a função de pesquisar e aprofundar mais os assuntos já abordados em outros veículos que noticiam o factual.
As diferenças tanto nas linhas editoriais quanto nos deadlines trazem mudanças no ritmo de produção da notícia e na busca pelos valores-notícias. A Where Curitiba trabalha com um período de produção maior do que a Época e tem a possibilidade de aprofundar e analisar mais o assunto. Em contraponto, a segunda pode publicar o mesmo tem em diversas edições, conforme o desenvolvimento dos fatos.
Podemos ainda destacar a diferença no público das três revistas. Além de terem linhas editoriais diferentes, a Época é uma revista de alcance nacional, por isso se preocupa com matérias que atinjam o Brasil inteiro. Em contraponto, a Where Curitiba e a Top View procuram matérias mais específicas para o público paranaense, onde a circulação das respectivas revistas é maior.

Grupo:
Bruna Milanese
Carine Rocha
Jordana Basilio
Juliana Pivato

Um comentário:

celina disse...

bom relato da rotina. faltou aprofundar a questao do valor-noticia.