segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jornal Gazeta do Povo

O veículo escolhido para fazer uma breve exploração das características da notícia, partindo dos valores notícia, foi o Jornal Gazeta do povo.
Na editoria Vida e Cidadania três reportagens foram estudadas, iniciando-se com a que foi publicada em 25/04, onde falava sobre a depredação de 7 ônibus do transporte público, 27 prisões e 42 ocorrências registradas após o último Atletiba. Os valores notícia encontrados foram: Proximidade, pois gerava interesse por implicar diretamente na vida do leitor; Relevância, por se tratar de uma noticia significativa; Negatividade, pela depredação do patrimônio publico e prisões de cidadãos; Volume; Interesse Publico; Atualidade.
Outra reportagem analisada foi do dia 26/04 que é uma repercussão do que foi ao ar no domingo, no fantástico, e fala da Diretora da Policia Rodoviária Federal que teve sua carteira de habilitação suspensa por exceder o número de pontos permitidos. Os Valores notícias dessa são: Atualidade – Mostra os desdobramentos que aconteceram após a primeira notícia apresentada. Proximidade – Física e psicológica, por ela ser paranaense e por uma parte da população já ter sido multada alguma vez. Notoriedade – Pois trata de uma autoridade do transito. Caráter inesperado - Não se espera que uma autoridade responsável pelo trânsito tenha sua carteira de habilitação cassada.
Já a reportagem sobre a mistura do consumo de álcool com energético que foi publicada no dia 28/04. O valor notícia é de Impacto, pois é uma notícia que gera negatividade, pelos riscos prejudiciais a saúde e amplitude, pois a maioria da população já provou bebidas alcoólicas.
A segunda editoria escolhida para análise foi Vida Pública. Uma das matérias selecionadas, fala a respeito da fraude da lista em 2009 com os nomes dos servidores públicos (março/2011). 72 funcionários foram "excluídos" da lista. Dentre eles, estavam funcionários fantasmas e parentes de políticos.
Logo no título da matéria, encontramos a palavra "fraude" que já nos remete ao impacto que a notícia causa. A quantidade de pessoas envolvidas e a notoriedade (por se tratar de pessoas conhecidas da população) também dão maior credibilidade à matéria. A relevância e importância da notícia também são notadas, pois é um caso que aconteceu há 2 anos e veio à tona novamente. A segunda reportagem publicada no dia 27 de abril, com o título “Reajuste do piso regional passa sem emendas”, divulga que o valor do salário mínimo no estado do Paraná teve um reajuste de 6,9% e entrou em vigor no dia 1º de maio. Possui diversos valores-notícia, entre eles, o valor de Impacto, por atingir um grande número de pessoas. Há também valores como Dinheiro, por tratar das finanças e dinheiro público, de benefícios financeiros para o cidadão; e por ultimo, valor Governo, pois envolve pessoas relacionadas ao governo e a administração da cidade.

Maria Elisa Brenner Busch
Mariana Kais de Azevedo
Maruza Silverio Gozer
Paula Mayra Nunes Lima
Rafaela Carvelho

Um comentário:

celina disse...

ok
a primeira parte - cidadania - parece mais pontual em relação aos valores.