segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vida Pública - Gazeta do Povo

O veículo escolhido para análise foi a Gazeta do Povo impressa e a editoria Vida Pública. A reportagem, do dia 28 de abril, “Advogado-geral do Senado vai analisar ação contra Requião” foi a selecionada para determinar seus respectivos valores-notícia.
Nela, o advogado Alberto Cascais recebeu do presidente do Senado José Sarney a representação movida pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal contra o paranaense Roberto Requião. O senador ameaçou fisicamente um repórter da rádio bandeirantes no plenário, além de tomar o gravador de sua mão. Cascais fará um parecer sobre o episódio e, se o processo tiver sequência, será levado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Atualidade foi um dos valores notícia encontrados na matéria, por se tratar de um acontecimento recente. Impacto também poderia ser relacionado, caso fosse uma matéria sobre as ameaças, a situação e a representação movida contra o Senador, pois atinge várias pessoas. Por ser uma pessoa famosa e de bastante repercussão na mídia, o valor Notoriedade também aparece. Dentre os temas de valor, os que se destacam são Poder, por envolver disputa de poder entre sindicatos e associações; Governo, onde entra a administração das cidades ou do país; e Confidências, que aparecem as intrigas e a vida pessoal de famosos, além de denúncias.

Miguel Rezende
Yan Carlos Londero Gazzoni

2 comentários:

celina disse...

boa análise, identificando pontualmente os valores.

Anônimo disse...

Muito bom, precisamos de jovens jornalista que se indigni as astrocidade se certo politicos que pesam que ainda estão no regime militar