sexta-feira, 3 de junho de 2011

Conclusão sobre a rotina do jornalista de TV

Ao passar o dia com os jornalistas de esporte da GRPCOM TV a equipe pode observar que se deve ficar sempre atento aos acontecimentos. Desde o momento da saída de casa até a chegada ao trabalho e posteriormente no momento de produção das matérias que vão ao ar. Em todos os casos os jornalistas acompanhavam os rádios e liam os jornais antes de começarem a produzir suas matérias, com isso a conclusão tomada pela equipe, é que sempre é necessário ficar atento aos acontecimentos do dia e procurar ter bons contatos em todos os meios, pois assim torna-se mais fácil conseguir conteúdo para a criação da matéria. Em geral as assessorias dos clubes de esporte passam apenas o necessário para a produção, dificultando a elaboração de uma boa reportagem.
Outro ponto observado pela equipe é a necessidade da proximidade com o telespectador, anteriormente o programa de esporte era apresentado direto de São Paulo, tendo apenas um bloco sendo feito aqui. Quando o programa passou a ser totalmente produzido em Curitiba, o interesse pelo programa cresceu e possibilitou maior interação com o público local. Isso traz maior confiança do público local com aquele programa e credibilidade para o jornalista.
Além da proximidade com o telespectador, é dever passar matérias o mais rápido possível, mas sempre com qualidade. Mais vale uma matéria com conteúdo do que apenas boas imagens e sonoras.
Ou seja, a proximidade, agilidade e veracidade da noticia são fatores chave para o desenvolvimento de um bom jornalismo assim como para a aquisição de confiança do jornalista com o telespectador.


Alexandre Senechal
Danilo Almeida
Miguel Rezende
Tharcilla Hunzincker
Yan Carlos Londero

Um comentário:

celina disse...

boa conclusão.