sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rotina de produção da notícia

Pôde-se observar que todos os jornalistas estão sempre antenados e preocupados com tudo à sua volta, pois cada detalhe pode virar notícia. É importante também, observar outros jornais, rádio, televisão e internet, pois todos os meios trazem diferentes notícias, de diversas formas. Ter contatos, fontes seguras é imprescindível, e com o avanço das redes sociais atualmente é necessário fazer parte das mesmas para uma relação mais próxima com os leitores, e para se informar, pois muitas notícias chegam mais rápido nas redes devido ao grande número de usuários.
As notícias podem ser classificadas sob vários aspectos por sua forma de apresentação, pelo conteúdo, pela estrutura e estão presentes desde a criação da pauta até a finalização e publicação da notícia. É sempre importante analisar os respectivos valores-notícia de cada uma, já que todas possuem algum, que podem ser valores fundamentais, temáticos e valor da própria profissão. Os valores existem mesmo que não sejam aparentes, e são muitas vezes um fator determinante para a notícia, alguns mais evidentes que outros.
A forma como os jornalistas trabalham e a relação que possuem com os valores-notícia variam conforme a empresa, o jornal e veículo em que cada um trabalha, já que alguns jornais têm valores básicos como por exemplo, no caso da Tribuna do Paraná, valores como morte e violência, que fazem parte do perfil típico deste jornal, entre outros. Os três jornalistas entrevistados afirmam trabalhar sempre com ética, respeitando seus limites, e os limites dos envolvidos na notícia, além da ética na profissão e entre colegas, valor este mais importante que o valor-notícia, e a notícia propriamente dita.

Alunas:
Maria Elisa
Mariana
Maruza
Paula
Rafaela