sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rotina dos impressos

As entrevistas do nosso grupo foram feitas com profissionais que trabalham com mídia impressa. Três deles trabalham com publicações soltas, informais. Nestas mídias, a hierarquia existe, mas sempre com a cara da informalidade, sem a preocupação em haver uma pessoa que mande e um grupo que obedeça. Os temas das revistas também são leves, tratando de cultura e comportamento, por isso o valor notícia é tratado de maneira diferente, pois mais vale aprofundar o assunto, que mostrar o factual.
Em contrapartida, está o representante do Jornal do Estado. Lá sim, a rotina é diária, pois a produção tem certa urgência. A equipe de repórteres, editores, chefes de redação e etc, é bem maior que as dos outros veículos entrevistados e está mais organizada hierarquicamente. Têm-se também uma preocupação maior com fontes oficiais, não somente com as pessoas que curtem ou utilizam o assunto relacionado na matéria. A seriedade com que os temas são tratados também refletem na “cara” do impresso. As revistas são mais coloridas, tem um layout mais livre e fotos mais leves, contrastando à diagramação dura e rígida de um jornal, que trabalha com poucas cores e normalmente com um número fixo de colunas e fontes.
Todos os profissionais entrevistados comentaram que é necessário ser antenado e alguns deles também disseram que logo quando acordam dão uma olhada na internet, ouvem rádio, assistem a algum jornal, para poder saber o que está acontecendo no mundo e poder sugerir matérias interessantes para a publicação.

Anna Bárbara Tuttoilmondo
Gustavo Austin
Heloísa Ferreira
Maria Stella Mafra
Marina Bueno
Thaís Reis Oliveira

Um comentário:

celina disse...

ok texto.
o grupo...