quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná foi criada pelo vice-presidente da província José Antônio Vaz de Carvalhares, em 7 de março de 1857, no Lyceu de Coritiba. É uma das maiores bibliotecas públicas do Brasil, seu acervo reúne cerca de 400 mil livros, além de outros materiais. Atende em média três mil usuários por dia e realiza cerca de dois mil empréstimos diários de livros.
Escolhi a Biblioteca Pública do Paraná, pois frequento esse local, não só para emprestar livros, mas também porque gosto do ambiente. Durante o período de 24 a 29 de agosto, acompanhei as notícias referentes à Biblioteca, nos jornais Gazeta do Povo, Tribuna do Paraná e Metro, sendo que no jornal Gazeta do Povo o local teve seu nome divulgado durante todos os dias na seção de exposições, já os jornais Metro e Tribuna do Paraná a noticiaram apenas uma vez, nos dias 23 e 24, respectivamente.
Todas as notícias são referentes à exposição fotográfica “Clics em Curitiba”, com 24 painéis de fotos publicadas no livro de poemas e imagens Quarenta Clics em Curitiba de Jack Pires e Paulo Leminski, que teve seu lançamento no dia 24 de agosto e irá até 24 de setembro.
Observa-se que o local tem importância tanto cultural como histórica no estado do Paraná, faz parte da vida de muitas pessoas, as que passam por ali todos os dias, as que frequentam o local e as que têm seus nomes preservados em suas obras no acervo da biblioteca.

Aline Przybysewski - 4º Período Jornalismo noite

Um comentário:

celina disse...

bom levantamento de dados e interpretação.

você reelaborou o texto sobre a instituição ou é o da fonte pesquisada? caso tenha esquecido de modificar o texto, faça isso.