terça-feira, 30 de agosto de 2011

Colégio Estadual do Paraná

O Colégio Estadual do Paraná é o maior colégio público do estado e um dos maiores da América Latina.
Tem 165 anos de história, nele estudam quase 5.000 mil alunos, e conta com uma estrutura com piscinas e quadras olímpicas, planetário, além do prédio histórico construído durante a segunda guerra mundial e diversos cursos de música, arte,técnicos que são oferecidos. Estrutura e manutenção esta que custa aos cofres públicos 1.000.000 [um milhão de reais] por mês.
Por essas e diversos outros fatores o colégio é referência em todo estado, e como consequência sendo alvo da mídia.
Até 2010 o colégio seguia um regime especial para a escolha do diretor, causa que surtiu diversas manifestações por parte dos alunos e professores e até afastamento destes e que respondem processos até hoje..No ápice das manifestações até mesmo alunos foram presos.
O colégio sempre é escolhido para diversos eventos. O seu auditório Bento Mossurunga, por exemplo, recebeu peças do festival de teatro de Curitiba. E recebe todos os anos músicos de toda da América latina para o festival de música de Curitiba.
Recentemento fou um dos colégios escolhidos pela RPCTV para participar da sua enquete da campanha Paz sem voz é medo”. E também foi tema de um dos episódios do programa MEU PARANÁ.







Amanda Juliane Vicentini
4º período jornalismo manhã.

Um comentário:

celina disse...

bom relato, incluindo a percepção do colegio e sua importancia como lugar de manifestação política.