terça-feira, 30 de agosto de 2011

Couto Pereira na mídia

Analisando 5 edições onlines (25/08 a 29/08) do jornal Gazeta do Povo, foi possível mapear 2 matérias em que o Estádio Major Antônio Couto Pereira, ou simplesmente, Couto Pereira foi citado. Entretanto podemos observar que as matérias todas se relacionam sempre com os eventos, no caso partidas de futebol, nele realizados.

A volume de noticias também foi maior nesta semana por ser preparação de AtleTiba, o maior clássico do estado. Na primeira matéria, publicada dia 25/08 (link: http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=1161848&tit=Policia-projeta-operacao-de-tres-turnos-no-Atletiba), o foco é a operação montada pela polícia militar para a segurança dos torcedores no dia do jogo. Na segunda, divulgada 27/08 (link: http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=1162780&tit=Rivalidade-apenas-em-campo), também aborda os esquemas de segurança pra chega ao estádio, mas de forma mais detalhada, com presença de infográficos.

Porém nos 5 dias em que as edições foram acompanhadas, notícias sobre o AtleTiba se mantinham constante nas páginas. Mas muitas sem citar o Couto Pereira. São matérias sobre os técnicos, repercussão do jogo e arbitragem.

Matérias especificamente sobre o Couto Pereira são encontradas com menos freqüência nos meios de comunicação. Entretanto atualmente o que se tem visto sobre o estádio é noticias com o foco no empréstimo do Couto ao rival Atlético Paranaense, ou se o Coritiba estaria realmente estaria em negociação para a compra do Pinheirão, usando o Couto Pereira como moeda de troca.

O que se pode concluir é que diretamente ou indiretamente o Estádio Couto Pereira está nas páginas de jornal, na sessão de esportes. O volume de noticias aumenta conforme as rodadas dos campeonatos vão se aproximando. E quando o assunto é diretamente o estádio, a mídia trata de forma que traga o torcedor-leitor para o debate sobre o assunto. Para que se sinta pertencente ao local.

Matérias especificamente sobre o Couto Pereira:

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2011/noticias/0,,OI5278353-EI17896,00-AtleticoPR+podera+jogar+no+Couto+Pereira+durante+obras.html (03/08)

http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=1159419&tit=Couto-Pereira-entra-na-negociacao-do-novo-Pinheirao (18/08)

Camila Castro
4º período jornalismo (PUCPR)
2011

Um comentário:

celina disse...

ok, bom acompanhamento e análise da midia.