quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exercício Identidade – A imagem de Curitiba no jornalismo local


Local escolhido: Praça da Espanha
Localização: entre as ruas Saldanha Marinho, Coronel Dulcídio, Dr. Carlos de Carvalho e Fernando Simas – Batel.

Me identifico com a Praça da Espanha pois moro nas redondezas há quase 12 anos. A Praça é um local que descrevo como “palco” de várias atividades culturais – Feira de Antiguidades, Batel Soho, Exposição de carros antigos, Shows, Yôga e atividades para crianças aos sábados, Farol do Saber Miguel de Cervantes, entre outros.
A mídia escolhida para fazer a observação da Praça da Espanha foi o site da Gazeta do Povo. Mediante pesquisa, frequentemente são publicadas reportagens sobre os eventos culturais que acontecem na Praça. Porém, do dia 20 a 29 de setembro, as reportagens foram referentes ao homicídio de dois jovens em frente ao Bar Celebrare ocorrido na madrugada do sábado (20). Nos últimos dez dias o site publicou mais de oito matérias a respeito do ocorrido, desde a notícia factual até os fatos que se desenrolavam perante o caso.
Por morar muito perto e frequentar o local escolhido, percebo que a identidade noturna da Praça da Espanha tem se modificado bastante nos últimos meses. Casos de violência, policiais, assaltos, são fatos que se tornaram comuns na região. Quanto a sua identidade diurna, o lado cultural tem se fortalecido cada vez mais.

Equipe: Maria Elisa Brenner Busch
Mariana Kais de Azevedo
Maruza Silverio Gozer
Miguel Rezende da Silva Neto
Paula Mayra Nunes Lima
Rafaela Carvalho

Um comentário:

celina disse...

constatações pertinentes, evidenciando boa leitura dos dados pesquisados.