terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jardim Botânico

O Jardim Botânico Fanchette Rischbieter é sede de um centro de pesquisas sobre a flora paranaense. É o segundo parque mais visitado de Curitiba - atrás apenas do Barigüi. Com área total de 278 mil m², 40% composta por uma mata fechada com vegetação capões, típicos da região. Dentro da mata, há uma nascente que integra a bacia do rio Paraná, além de espécies como imbuia, xaxim e representantes da floresta atlântica.

Como atração principal, o local tem uma estufa de 420 m² feita de ferro e vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Dentro dela, há plantas características de regiões tropicais como caête, palmiteiro, pindaíba e caroba.

Ao redor da estufa está o “Espaço Frans Krajcberg”, temporariamente fechado para reformas. Com 1.740 m², abriga exposições de plantas como orquídeas, bromélias, ikebanas e bonsais. Em frente, há grande jardim com arquitetura inspirada nos jardins franceses.

O Jardim Botânico possui um “Museu Botânico Municipal”, espaço dedicado para realização de trabalhos científicos. Há também a “Sala de Educação Ambiental”, com exposição permanente da flora local. Neste espaço, tem um salão para exposições temporárias como orquídeas e outros tipos de plantas.

O visitante poderá encontrar também um “Jardim de Plantas Nativas”, espaço com bancos para descanso e chafariz que abriga espécies como jerivá, bromélia rainha e manacá-de-cheiro. Tem também o “Jardim das Sensações”, espaço delimitado por cercas vivas que tem por objetivo sintetizar os elementos da natureza. Neste espaço, é permitido tocar nas plantas com mãos e pés a fim de sentir a texturas e estimular outros sentidos como olfato. Feito não só para deficientes físicos, o espaço incentiva o uso de vendas nos olhos para melhor percepção.

O parque oferece um espaço anexo com quadras de futebol e vôlei de areia, um velódromo e três quadras de tênis. Possui pista de caminhada, além de um espaço com equipamentos de tonificação muscular e alongamento. As trilhas por dentro da mata estão permanentemente fechadas ao público. Possui um bistrô, onde são vendidos salgados, picolés, refrigerantes, sucos e balas. Há uma loja de souvenir de Curitiba como camisetas, artigos de artesanato e canecas típicas, entre outros.

GAZETA DO POVO

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Flores do Jardim Botânico são adaptadas à estação

Para garantir o cenário colorido e florido, os funcionários precisam trabalhar muito

    RPC TV
    /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
    Prefeitura restaura portal e troca 130 mil flores do Botânico
    O ESTADO DO PARANÁ
JOÃO PAULO GARCIA TELES

Um comentário:

celina disse...

nao entendi a sua postagem. fale comigo.