terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bairro São Francisco

Bairro São Francisco

O lugar é conhecido pelos inúmeros bares, teatros, espaços culturais. É o espaço da boemia curitibana. Lá você pode encontrar pessoas das mais diferentes idades, gostos, estilos. Bares antigos, novos, que cada vez mais atraí uma clientela cada vez mais variada.


O bairro do São Francisco aparece na mídia quando o assunto é justamente sobre a noite curitibana ou atividades culturais, como a Virada Cultural, que foi uma série de manifestações culturais e musicais totalmente gratuitas para o público.

A Gazeta do Povo constantemente publica matérias sobre o “bairro boêmio”, no Caderno G e nos blogs do site, como pode ser conferido no seguinte link:
http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1068202&tit=Bairro-boemio.

São Francisco também aparece na mídia quando o assunto é violência. O local apresenta problemas com segurança, e os moradores manifestam-se através da arte, para conscientizar as autoridades de como o bairro acaba sendo prejudicado – principalmente por ser um lugar com constante fluxo de pessoas. Mais uma vez, a Gazeta do Povo mostra que o povo curitibano valoriza seus espaços históricos, como pode ser visto nas matérias:

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=993739

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1064749

Podemos concluir que o bairro de São Francisco, mesmo com seus problemas, é um polo cultural, além de tradicional da cidade, o que faz com que comerciantes, moradores e até mesmo turistas juntem-se de forma pacífica, para trazer melhorias e incrementar cada vez mais a noite curitibana e, fazer deste, uma referência.

Anna Bárbara Tuttoilmondo
4° Período – Jornalismo (PucPR)
2011

Um comentário:

celina disse...

bom panorama, a partir da leitura da midia.