sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Gilles Deleuze




O teórico Gilles Deleuze nasceu em Paris em 18 de janeiro de 1925. Formou-se em Filosofia na Universidade de Paris I (Sorbonne), em 1948. Deleuze foi professor universidades importantes como a Sourbone e escreveu diversos livros que “conversam” com o que foi deixado por Kant, Bergson, Nietzsche e Spinoza. O primeiro deles, “Empirismo e subjetividade”, lançado em 1953.
Gilles Deleuze morreu em 4 de novembro de 1995, em Paris.
Gilles Deleuze criou o pensamento de Sociedades de Controle, desenvolvida a partir do pensamento de Michel Foucault, da Sociedade Disciplinar, na qual ele aborda que o poder, o controle, são inserido pelas pessoas e não vem de fora, como se pensava antes. Para Deleuze, com o passar do tempo, da modernidade para a contemporaneidade, houve uma mudança de sociedade que passou a ser uma “sociedade de controle”. “Como argumenta G. Deleuze, a passagem de uma sociedade disciplinar a uma sociedade de controle, tem como estratégia fundamental esvaziar a imagem da sua virtualidade, para a tornar pura informação, parte dos dispositivos de vigilância e monitorização”.
Essa sociedade é caracterizada pelas redes de informação: por sua identidade (anônima, mas interligada), pela invisibilidade, pela amostra e pelo nomadismo. Esse fenômeno é claramente observado em dias atuais, nos quais há uma imensidão de redes na Internet que mostra essas características citadas. Em uma rede social, por exemplo, uma pessoa pode inventar uma identidade diferente da sua própria.




Ele também observa o desaparecimento do espaço público como lugar de interação social na pós-moder­nidade, esse espaço é substituído por redes de informação.

Referencias: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/viewFile/6750/6112
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/sociedade%20disciplinar/Sociedade%20de%20controle.htm


Alunas:

Maria Elisa Brenner Busch

Maruza Silverio Gozer

Rafaela Carvalho

2 comentários:

celina disse...

ok leitura do pensamento do autor.

scfinder disse...

Great article and thanks for your work.You made an article that is interesting. At the same time,Welcome to look at SpeedyCourse Thanks.
What's more, you can search through out courses