quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Jean Baudrillard


Jean Baudrillard (1929-2007), sociólogo, poeta e fotógrafo francês, que desenvolveu uma série de teorias que remetem ao estudo dos impactos da comunicação e das mídias na sociedade e na cultura contemporâneas. Partindo do princípio de uma realidade construída (hiper-realidade), o autor discute a estrutura do processo em que a cultura de massa produz esta realidade virtual.
Baseou sua filosofia no conceito de virtualidade do mundo aparente, refutando o pensamento científico tradicional. Criticava a sociedade de consumo e os meios de comunicação e considerava as massas como cúmplices dessa situação.
Suas teorias contradizem o discurso da “verdade absoluta” e contribuem para o questionamento da situação de dominação imposta pelos complexos e contemporâneos sistemas de signos. Baudrillard lembrava que os objetos não possuem apenas um valor de uso e um valor de troca, mas também um valor de signo, determinante nas práticas de consumo que ele considerava danosas.
Os impactos do desenvolvimento da tecnologia e a abstração das representações dos discursos são fenômenos que servem de objeto para seus estudos. Para ele, o sistema tecnológico desenvolvido deve estar de inserido num plano capaz de suportar essa expansão contínua. As partes envolvidas encontram-se tão ligadas que inibem a representação das diferenças transmitida por elas. A máquina representa o homem, que se torna um elemento virtual deste sistema.
As representações são simuladas num ambiente de redes que fornecem uma ilusão de informações e descobertas. Tudo é previamente estabelecido e, segundo ele, “o sistema gira deste modo, sem fim e sem finalidade”. Devido à sociedade tecnocrática e ao poder dominador dos meios de comunicação, a vida humana acaba se tornando uma "realidade virtual".
*As teorias de Baudrillard inspiraram os irmãos Wachowski, criadores da trilogia “Matrix”.

FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Baudrillard
http://educacao.uol.com.br/biografias/jean-baudrillard.jhtm

Equipe: Fellipe Gaio
Julio Cesar Glodzienski
Letícia Donadello
Rubia Lorena Curial Oliva

Um comentário:

celina disse...

boa pesquisa, ainda que dependente da wiki...