quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Foucault


Pensador, filósofo e psicólogo francês, Michel Foucault nasceu em Poitiers em 1926. De família tradicional de médicos, Foucault recebeu apenas apoio da mãe quando optou por estudar filosofia. Com 28 anos, publicou “Doença Mental e Psicologia”, mas foi com sua tese de doutorado “História da Loucura”, seis anos depois, que Focault firmou-se como filósofo. Na sua obra seguinte, “Vigiar e Punir”, o pensador estudou a disciplina na sociedade moderna e, a partir dela, foi mostrada a noção de que as formas de pensamentos são também relações de poder.

Suas pesquisas envolvendo estudos sobre o saber, o poder e o sujeito foram inovadoras. Todo material produzido abordando estes temas em termos modernos foram construídos por Foucault, por este motivo, muitos o considerarem um filósofo pós-moderno. O autor expôs a questão do poder por outro viés, não fez um estudo deste poder na concepção marxista, ou seja, no seu sentido tradicional, inserido na esfera estatal ou institucional. Ele se mostra contrário às mais tradicionais teorias liberais e marxistas em relação ao poder. Segundo o autor, este conceito está impregnado na vida e na mente das pessoas, afirma que ninguém pode fugir deste conceito de poder que está encravado na sociedade, por esse motivo, entende o poder como repressor e criador de verdades e de saberes, além de estar onipresente no sujeito.

Por conta de seus estudos sobre a sociedade disciplinar, Foucault é considerado um dos filósofos franceses, estudados pelas teorias da comunicação. Seus estudos sobre o poder, as instituições e os saberes são fonte importante para compreendermos um novo jornalismo. Suas teses fundamentam a necessidade de preocuparmos com as fontes que são ouvidas nas produções das notícias, a importância de ouvirmos especialistas nos assuntos tratados, mas sem que o poder fique canalizado. Hoje suas teorias são estudas pelos Estudos Culturais e se aproximam muito do Jornalismo Cidadão.

Fontes:

http://www.michel-foucault.com
http://www.infoescola.com/psicologia/michel-foucault/
http://www.vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault
http://www.vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault
http://filoesco.unb.br/foucault/biblio.html/
http://educacao.uol.com.br/biografias/paul-michel-foucault.jhtm

Camila Galvão

Camila Barbieri

Etiene Mandello

Virginia Crema

Um comentário:

celina disse...

bom estudo e aproximação com o jornalismo.