sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Batista Perles e Souza Brasil

João Batista Perles afirma que o processo de comunicação é um dos fenômenos mais importantes na espécie humana. Sua compreensão implica voltar no tempo, buscar as origens da fala, o desenvolvimento das linguagens e verificar como e por que ele se modificou ao longo da história. A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação.
Para Souza Brasil a existência da cultura está subordinada a forma de comunicação do tipo humano, isto é, comunicação simbólica. Segundo ele, os fundamentos da comunicação precisam ser buscados nos caracteres biológicos do homem, pois cultura e comunicação simbólica surgiram na terra simultaneamente como o próprio gênero humano. Souza Brasil conclui que cultura e comunicação são conceitos suplementares, constituindo condição necessária para a compreensão e existência de cada um.
Sobre a tecnologia, Perles constata que é um mecanismo que mudou toda a nossa sociedade. A existência da chamada sociedade tecnológica se deve a complexos fatores que fizeram emergir novos paradigmas na produção, recepção e percepção da informação, como a prensa e a internet. Além disso, cada vez mais, a sociedade tecnológica se delimita pela fetichização
do tempo, caracterizada pelo imediatismo com que recebemos a informação.
Para Perles, é evidente que um novo tempo tecnológico vem se forjando, pressupondo uma transição do modelo da sociedade da informação ou tecnológica para o da sociedade da nanoinformação ou da nanotecnologia.

SOUZA BRASIL, João Pompeu. Fundamentos antropológicos da comunicação.
BATISTA PERLES, João 2007. Comunicação: conceitos, fundamentos e história.

Alunas: Ana Luiza Ferreira, Bruna Habinoski e Cecília Moura

2 comentários:

celina disse...

ok texto.
as referencias estao incompletas.

MarisaPinto disse...

Estou a usar esses autores na minha tese.
Alguém me arranja o do Souza Brasil e .PDF?
Obrigada :)