sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Conceito de Comunicação

(...) Ao se referir aos propósitos da comunicação, Pluckhan engloba:
Obter prazer, controlar ou influenciar e manter a sobrevivência. A autora comenta o fato de a comunicação tocar a nossa vida pessoal e profissional numa variedade de maneiras interessantes, das quais algumas nós ainda não compreendemos, outras não conseguimos aceitar e outras permanecem fora do nosso nível de consciência. (...) Salienta que não existem papéis passivos no processo de comunicação interpessoal, uma vez que todos os indivíduos envolvidos estão ativamente processando informações, e que seus papéis são igualmente significantes e respeitáveis.


(...) Para Pluckhan, comunicação humana é a geração e transmissão de significado, não uma simples transferência de mensagens verbais e não-verbais do emissor ao receptor como se presume frequentemente. O foco de atenção é a produção de significado, e não de mensagens. Comunicação humana é o processo de extrair respostas a estímulos. Qualquer pessoa, objeto, evento ou atividade que estimule uma percepção e uma resposta numa pessoa resulta em comunicação. Não existe comunicação se o estímulo é ignorado. O estímulo pode ser intencional ou não-intencional, e o receptor pode estar ciente ou totalmente inconsciente de sua resposta a ele.
Esclarece a autora que não se pode transmitir significado aos outros, mas apenas estímulos na forma de palavras e ações, através das quais pode-se fazer associações por outros indivíduos e subsequentemente tomar um significado único; nada tem significado em si, apenas os estímulos podem servir como uma fonte potencial para eliciar significado e resposta num indivíduo.(...)

(...) Segundo Pluckhan, comunicação humana é um processo complexo, transacional e dinâmico; uma série de ações circulares, continuas, essenciais e irreversíveis. No processo de comunicação nós estamos lidando não somente com uma simples mistura de elementos, mas com um composto complexo que é mais do que a soma de suas partes.

MENDES, I. A.C.;TREVISAN, M.A.;NOGUEIRA,M.S. Definições teórica e operacional do conceito de comunicação.
http://gepecopen.eerp.usp.br/files/artigos/Artigo369fin.html#_ftnref1


Alunos: Daniela Hendler, Guilherme Zuchetti, Laiana Vieira e Tamires Rodrigues Favaro.

Jornalismo - 3º período - Noite

Um comentário:

celina disse...

ok. poderia ser resumido...